Airbus A380
Recentemente foi lançado para o mercado o maior avião comercial do mundo. Evidentemente para mover o seu peso de 308 toneladas necessitou-se no seu fabrico de um conjunto de materiais ligeiros de alta tecnologia; mais precisamente fibras e materiais de alto rendimento para a construção de aviões. Este avião é o Airbus A380 e é denominado de “superjumbo”. Contudo este marco da aeronáutica só seria possível com a utilização do importante número de materiais de alto rendimento que proporcionam benefícios chave, como a durabilidade, resistência e menos peso.
A indústria aeronáutica precisa de produtos que sejam resistentes perante condições climáticas e adversas, e esses materiais devem durar, pesar pouco, serem fáceis de usar no seu fabrico e também devem ser resistentes ao fogo. O Kevlar é um dos muitos compósitos utilizados no fabrico deste avião.
Foi a Dupont® que proporcionou e desenvolveu os materiais, nomeadamente o Kevlar 49. O Kevlar encontra-se em muitos elementos do avião, como por exemplo, no solo, nas partes inferiores e nos ailerons. Substituiu também materiais pesados e aumentou resistência da estrutura até 37 vezes. Esta resistência permite aumentar o reforço estrutural que reduz o peso.
Rolos de fibra de Kevlar
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