A crescente utilização dos compósitos estruturais tem estimulado a formação de recursos humanos cada vez mais capacitados, de modo a atingir com êxito os desafios da obtenção de componentes com funções múltiplas, atendendo requisitos de utilização, como menor peso, maior desempenho mecânico, transparência à radiação, …., resistência à erosão.
Ligas avançadas em geral, tornaram possível reduzir significativamente o peso estrutural das aeronaves o que possibilitou que os aviões pudessem voar mais rápido, com maior alcance e com maior segurança. Estes materiais e ligas avançadas, possibilitaram o aumento da rentabilidade de exploração de linhas aéreas devido ao aumento de capacidade de carga e diminuição do consumo de combustível.
Espera-se que através do processo de substituição de materiais e o aperfeiçoamento de materiais existentes, bem como da disponibilização de materiais mais leves, mais resistentes, mais tenazes, mais tolerantes aos danos, mais resistentes a altas temperaturas, recicláveis e fáceis de reparar, seja possível continuar o esforço de desenvolvimento para uma n0ova geração de aviões, mais seguros, eficientes, amigos do ambiente, quer em termos estruturais quer em termos propulsivos.
1 comentário:
Olá gostaria de saber, sobre a propriedade de leveza do Kevlar.
O Que em sua estrutura química ou na estrutura das fibras o tornam tão mais leve que o aço.
Através das ligações químicas do mesmo percebe-se a propriedade de resistência do mesmo, mas o que explica o Kevlar ser tão leve??
Obrigada! Aguardo resposta!
Enviar um comentário